Em 2017, procura-se sensibilizar os cuidadores para a passagem do tempo e a importância de se cuidar da infância, com o lema:
“PASSA NUM INSTANTE. A infância não se repete. Aproveite-a de A a Z.”
A infância não se repete, passa num instante mas tem um grande significado, pelo que é necessário investir nesta fase.
É necessário estar presente para conhecer, entender, descodificar os sinais das crianças e dar-lhes uma reposta adequada.
É necessário rechear a infância de boas memórias, fazer da infância um tempo que não se quer esquecer. A questão é que o tempo voa e, quando damos por nós, o small passa a medium, o nº18 a nº24, o estôgamo afinal é estômago e o péu é só mais um chapéu. Temos de aproveitar o tempo.
Assim, esta campanha, através de diferentes meios (Rede de MUPI, Vídeos, Rádios, Site palavrasdainfancia.com), mostra palavras comuns da infância com as quais todos se podem identificar. Esta é uma mensagem que atinge todos os cuidadores, que passa de uma forma simples, sem julgar, mas que se espera que sensibilize e deixe a sociedade a pensar na importância de se cuidar da infância.
À semelhança dos anos anteriores, esta campanha foi desenvolvida com o apoio do Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, nomeadamente da Professora Maria Manuela Calheiros.
Para o desenho da campanha, a Caminhos da Infância contou pela primeira vez com o apoio da Unidade de Primeira Infância do Hospital de D. Estefânia e com a Escola Segura.
A infância não se repete, é verdade. E passa num instante. Mas, entre trânsitos, trabalhos e tarefas, banhos, birras e brincadeiras os dias são longos.
Mas educar uma criança é tão especial, que mesmo com dias longos o tempo voa.
Nesse piscar de olhos inesquecível, devemos aproveitar o tempo.
E é nesse piscar de olhos inesquecível que devemos aproveitar para entender as crianças, para que se tornem pessoas felizes, ao nosso lado. Não deixemos escapar os risos, os mimos, os abraços e tudo o que nos torna verdadeiramente felizes.
É no dia a dia que nos tornamos cúmplices. A presença dos pais é essencial para a construção de uma relação sólida que torna as crianças confiantes, seguras… felizes!
É por estarem presentes que conhecem. É por estarem presentes que entendem. É por estarem presentes que descodificam.
Uma proximidade que se quer afetiva, e que nos dá tempo para aproveitar uma infância que dura pouco, mas significa tanto.
Com este lema, procura-se sensibilizar os cuidadores para a passagem do tempo e a importância de se cuidar da infância.
A infância não se repete, passa num instante, mas tem um grande significado, pelo que é necessário investir nesta fase. É necessário estar presente para conhecer, entender, descodificar os sinais das crianças e dar-lhes uma reposta adequada.
É necessário rechear a infância de boas memórias, fazer da infância um tempo que não se quer esquecer.
A questão é que o tempo voa e, quando damos por nós, o small passa a medium, o nº18 a nº24, o estôgamo afinal é estômago e o péu é só mais um chapéu. Temos mesmo de aproveitar o tempo!
Ajude também a Caminhos da Infância a fazer a diferença na promoção e proteção da infância. Faça o seu donativo!
Número total de crianças acompanhadas pelas CPCJ em 2019
in Relatório anual de avaliação da atividade das CPCJ - 2019